Olá! Continuando a coluna sobre Efeitos em Links, veremos esta semana mais algumas propriedades do CSS e a partir da próxima semana, veremos alguns efeitos mais interessantes. ;) Lembrando que as propriedades podem ser usadas não só com links, mas também com textos, imagens e formulários.
Texto (caixa alta, caixa baixa)
Quando você trabalha com dados de um database, muitas vezes encontrará dados em caixa alta, e visualmente muito texto em caixa alta não é agradável. A propriedade text-transform do CSS converte o que está em caixa alta para caixa baixa ou o contrário.
Além de definir como os dados serão exibidos na sua página, você também pode fazer com que um link ao passar o mouse (a:hover) todas as letras fiquem maiúsculas ou minúsculas.
A propriedade text-transform tem os atributos: uppercase que converte todas as letras em maiúsculas (caixa alta), lowercase que converte todas as letras em minúsculas (caixa baixa) e capitalize que converte apenas a primeira letra para maiúscula, deixando as outras letras do jeito que estão (maiúsculas ou minúsculas).
Exemplo:
Texto (fundo)
Que tal mudar o fundo do seu link? Com as propriedades: background-color e background-image você pode alterar o fundo do seu link para uma cor ou uma imagem.
Você pode utilizar gifs animados e criar efeitos interessantes no seu link, como no exemplo abaixo.
Exemplo:
Faça download das imagens utilizadas no exemplo: efeitosemlink.zip (4kb). Neste exemplo eu também utilizei outras propriedades do CSS, explicadas na primeira parte sobre Efeitos em Links.
Efeitos diversos
Você também pode utilizar efeitos como blur, glow, shadow, dropshadow, mask e wave nos seus links, eles foram explicados na coluna sobre Efeitos em CSS.
Exemplo:
Com as propriedades explicadas até agora, você pode criar efeitos em links exclusivos para seu site. Use sua criatividade e mãos a obra.
Até semana que vem!
Os textos publicados neste espaço são de responsabilidade única de seus autores (colunistas e leitores) e podem não expressar necessariamente a opinião do iMasters.
Mariana Frioli é responsável pela criação no desenvolvimento web da Universidade Paulista.
2001 - iMasters FFPA Informática Ltda - Todos os direitos reservados.