Canais iMasters

Photoshop

Cabelos rebeldes

Salve meus amigos! Primeiramente eu gostaria de parabenizar meu cologa de site, Julio César Martini (Colunista PHP), por completar a 100ª matéria publicada pelo iMasters e 3 anos de história aqui. Boa sorte e sucesso meu amigo, você merece.

Bom, como eu disse na matéria anterior, segue abaixo uma lista com as 15 matérias mais pedidas por leitores. Como podem perceber, restam 5. Irei completar a lista com a ajuda de vocês. As próximas 15 matérias serão escritas de acordo com essa lista, independente da dificuldade.

Os efeitos que obtiverem o maior numero de e-mails, não só irei resolvê-los, como também citar os nomes dos leitores que enviaram a sugestão. Eu gostaria também de dizer aos meus leitores que estou montando meu fotolog (www.fotolog.net/fabiolody) apenas com imagens criadas por mim. Conto com sua visita meus amigos. Bom vamos a nossa lista!

Lista de efeitos:

01. Mundar fundo quando o cabelo atrapalha
02. Gotas em latas de refrigerante
03. Efeitos de Luz
04. Efeitos de fundos para banners
05. Transformando foto em desenho
06. Tratando foto envelhecida
07. Criação de site pelo Photoshop
08. Criação de bordas
09. Texto em ouro com brilho
10. Pixel Art

Vamos lá...

Cabelos rebeldes

Descrição: Explicação sobre como alterarmos o fundo onde temos cabelos espalhados.
Software ultilizado: Photoshop 7.0 em inglês (Funciona em qualquer versão)
Grau de Dificuldade: 8,0
Ao som de: Fresno - Carpe Diem

1º Passo: Abra uma foto qualquer e pressione "d" para nossas cores voltarem às princípais. Será trabalhada a foto cedida pela modelo Amanda Suita.

Nesse momento explicarei um pouco mais sobre canais, já que iremos ultilizar no 2º Passo.

Algumas vezes podemos melhorar a qualidade de uma imagem mesclando dois ou mais canais. Fazemos isso usando o comando Misturador de Canais nos modos RGB (Para tela do computador) e em CMYK (para impressão), de acordo com a calibragem de seu monitor. (Para informações a respeito da calibragem pessoal de cor, consulte minha matéria sobre calibragem).

Quando temos imagens em RGB, nossa paleta "canais" nos mostra os canais vermelho, verde e azul. Agora um trecho do próprio help do Photoshop:

"Observe que todos canais de cor se encontram visíveis atualmente, inclusive o canal RGB, que é uma composição dos canais separados vermelho, verde e azul. Para visualizar os canais individualmente, use os ícones de olho da paleta."

* lembrando aos meus amigos que "Misturador de Canais" no Photoshop em inglês se localiza em: Image > Adjustments > Channel Mixer.

2º Passo: Vá em Janela (Window) > Canais (Channels)...

Nesse momento precisamos analisar cuidadosamente cada um de nossos canais para descobrirmos qual possui maior contraste.

3º Passo: Em nosso caso, o canal com o maior contraste foi o verde.

Duplique o mesmo clicando com o botão direito e em seguida "Duplicate Channel" (Duplicar Canal). Renomeie como Verde_02. Devemos duplicar o canal ultilizado já que, alterando o canal verde matriz, estariamos alterando na composição de nossa imagem e não é o que queremos.

4º Passo: Com nosso canal verde_02 ativo, iremos inverter suas proriedades de cor pressionando "ctrl+i".

5º Passo: Agorá vá em Edit (Editar) > Fade Invert

6º Passo: Clique sobre a ferramenta "Burn Tool"...

E altere suas propriedades como mostrado abaixo:

Range: Shadows
Exposure: 43%

7º Passo: Aumente a ponta da ferramenta "Burn Tool" usando "]" e "[" para diminuir, e trace o fundo da foto.

8º Passo: Mude a ferramenta para "Dodge Tool" e Range para Hightlights e pinte por completo a parte interna.

9º passo: Pressione "CTRL" e retorne à paleta de layers (camadas). Arraste sua seleção mantendo CTRL pressionado para outra imagem.

10º Passo: Altere a propriedade da Layer (camada) para Luminosity (Luminosidade)
* Retirei imagem do Photoshop PT para melhor visualização:

Nossa imagem ficará assim:

11º Passo: Duplique a camada da foto clicando com o botão direito e nomeie a nova camada como "foto". Agora altere sua propriedade para "Normal", como no passo 10º

12º Passo: Nesse momento, crie uma máscara para nossa camada "foto", clicando em Layer (Camada) >> Add Layer Mask (Adicionar Mascará de Camada ) > Reveal All (Revelar Todas).

13º Passo: Clique sobre a ferramenta Pincel (Brush Tool) e altere sua ponta para "Círculo Sólido". O tamanho depende da região alterada.

14º Passo: Agora vá retirando as rebarbas. Lembrando que quando usamos máscara, usando a ponta em preto retiramos a rebarba, já em branco adicionamos.

Claro que nosso efeito final depende dos pontos de sombra de nossa foto, que não alterei. Caso tivéssemos que alterá-los precisariamos de outra matéria somente para o tratamento. Outra coisa que a altera bem seria a imagem de fundo da foto.

Agradeco à modelo Amanda Suita por ceder sua foto.


Comente também

63 Comentários

Leandro de Souza
Leandro de Souza

esse nova maneira de corte vai me ajudar muito....valeu aê, tah bem mais fácil gostar de photoshop

andré thiago
andré thiago

Axei mtoo doido esta coluna mas nao consegui prosseguir a partir do momento que comecamos a utilizar o Burn Tool. Tem como me passar alguns detalhes a mais??

Marcel Tadao Metoki
Marcel Tadao Metoki

Oi Fábio,entrei no seu flog,mas foi impossível deixar algum comentário,já tinha ultrapassado o limite do mesmo..nisso se vê q é um sucessooo!! rs
Vou votar agora!!! a opção de nº 08. Criação de bordas,pra mim é muito útil...eu vivo fazendo "telas de projetos"..e ,meu chefe adora bordas..e minhas idéias ja estão acabando...pow gentem votem nesse item pra dar uma forçinha pra maninha aqui...é a salvação de um emprego!!!heheh
Já fiz meu apelo!!
Bjuss a tds :o)~

Eliene Costa
Eliene Costa

Oi essa parte é muito importante para mim não consegui prosseguir alem da ferramanta burn e no passo oito uso a burn ou troco para dodge pois com a burn não consegui o mesmo efeito que vc fez se tiver mais dicas me informa pois acompanho todas as tua aulas!!!!

Ass: Marcelo

Leandro de Souza
Leandro de Souza

Amigo, seria dificil vc disponibilizar um tutorial aqui onde criaria um folha daquelas desgastadas pelo tempo como de mapa do tesouro???

Paulo R. Saes
Paulo R. Saes

Ae galera o nome da segunda ferramenta usada não á "Burn Tool" e sim "Dodg Toll".

Falow

Andrea Faria Santos
Andrea Faria Santos

Ai mano parabéns mais uma vez você veio detonando com outro tutorial... esta fazendo um excelente trabalho!!! conte comigo no site todo dia heheheh

Lucas Petes
Lucas Petes

Gostei da suavidade do resultado nos cabelos, vai me ajudou muito.

Glauber Lucio
Glauber Lucio

Agora sim Fabio.... Paguei pau cara.. demais.......

Lucas Marçal

Alenilson Costa Oliveira
Alenilson Costa Oliveira

Sempre que tento copiar a imagem como pede no passo 9 a imagem vai preto e branco. Não vai colorida e nem sem o fundo. Whats is this ?

Laelson Correia
Laelson Correia

Fábio, ví seu tutorial tentei fazer mas continuei me batendo..por exemplo não acertei eliminar o fundo da foto e no passo 8 manda escolher Hightlights só que quanto pinto a parte de dentro manow continua ficando escuro não fica claro como fico no seu exemplo podes me responder o por quê???

Paulo R. Saes
Paulo R. Saes

O nome da ferramenta é Dodg Tol.
:) valeu

walbert tavares
walbert tavares

cara.. a imagem não fica sem o fundo nem fica colorida mais... não entendi qdo "Segura CTRL e vai para a Layers", isso não faz nada! Por favor me ajude!
Mto boa a matéria, tb!

Rodrigo Horning Flinkas
Rodrigo Horning Flinkas

No 13º passo - usei o pincel, e por onde fui passando foi pintando de preto mas depois não soube o que fazer. Gostaria muito que vc me ajudasse.
Obrigada.

Daniel Corrêa
Daniel Corrêa

Fala Lody, esse tuto arrebentou ein.. obs.: O fundo que vc usou, eh uma foto q eu usei num trabalho tbm :)

Um trabalho q eu fiz sobre tartarugas marinhas :) ..

Thiago Ortega
Thiago Ortega

Aparentemente tive o mesmo problema do Caio Mancici... Gostaria de ajuda...

Robson Luis Monteiro Júnior
Robson Luis Monteiro Júnior

cara nem eu acredito que consegui!!!!
esse jeito é bem mais perfeito do que eu sabia!!!! só que você esqueceu de falar que no 7º passo é o pincel de subexposição!!!

Regiane Katia Bovo
Regiane Katia Bovo

parabens pelo melhor tuto sobre PS que já encontrei! já está adicionado no meu flog tb !!!

wendel
wendel

Também tive o mesmo problema q o Laelson Correia.. Arrastei a figura com o CTRL para uma nova figura, mas ela continuou com o fundo preto e nem se incorporou à segunda imagem... Me ajuda!! Valeu... Esse teu tutorial tá EXTRA!!!

Marcello Vasconcelos
Marcello Vasconcelos

O Pedro Carvalho disse tudo.. eu só consegui fazer usando aquilo tb :D
irado mesmo
valeu!

Alenilson Costa Oliveira
Alenilson Costa Oliveira

Pô Fábio( ou alguém que sabe ), explica aí o que tá acontecendo que não conseguimos copiar direito no passo 9. Tem um monte de bro com este problema. Valeu.

andré thiago
andré thiago

Tem mto tempo q nao venho aqui mas até hj estou com problemas... é o mesmo da galera.. o fundo tbm ta indo pra otra imagen!! ajuda noissssss Vlwssss

Maurício J. Fávaro
Maurício J. Fávaro

Olá galera desculpa a demora
mas estou sem net e sai do serviço...
mas e isso ai o Fernando tem razao eu alterei o nome da ferramenta o correto
seria "Dodge Tool" no passo 7
abraço a todos e obrigado os elogios..
fiquem com Deus

Denise
Denise

Não sei se só eu mais sigo todos os passos que foram descritos, e o fundo vem junto!

Jennifer
Jennifer

Ola pessoal! To jeito que ta indo eu nao vou conseguir durmir de noite....eu nao consigo, quando eu arrasto a imagen para outra imagen o a merda do fundo vem junto, snif alguem poderia me ajudar, se me ajudar eu passo o e-mail da minha irmã! Ela é uma gata! Conto com um novo cunhado...valeu

Maurício J. Fávaro
Maurício J. Fávaro

opa que isso Nilton rsss
coitada po. Bom amigos alguns leitores tiveram dificuldades pelo q percebi, na passagem para outro arquivo com o fundo. O segredo esta no preenchimento do fundo preto e de branco na imagem com a Burn Tool e a DOdge tool ok? qqer coisa : fabio_lody@yahoo.com.br
abraço

Helton Mazzini
Helton Mazzini

ae Fabião... verifica ae e atualize pra galera...

Com relação a ferramenta Burn Tool e a Dodge tool a galera entendeu, mas entre os passos 9 e 10 deve estar faltando algum outro passo, pois a imagem não vem colorida e sem o fundo como mostra sua quando arrastamos pra a nova imagem.

abração

Jennifer
Jennifer

Ola pessoal! Falei com o Fabio sobre o esse tutorial,
O tempo dele anda muito corrido, mas pra alegria de todos nos, ele disse que segunda feira ele vai corrigir os detalhes que a galera não entendeu! Ai Sergio esse jeito de que você escreveu me fez rir a D+.rssssssss. (o fundo continua firme e forte) E BOTA FORTE NISSO! RSSS....Aqui vai o meu abraço pra toda a galera da iMasters.
Valeu Fabio....Obrigado pela a tenção!

andrews medina
andrews medina

Olá Fábio, tudo em cima.
Sobre o recorte de cabelos tb tive as mesmas dificuldades que os outros leitores, mas ficarei no aguardo de sua atualização do tutorial.
Um abraço do tamanho de ITU.
Camargo

Paulo Vítor Souza Reis
Paulo Vítor Souza Reis

Galera, a solução é a seguinte , depois do 8º passo, ainda em Canais clique em RGB (a foto voltara a ficar colorida) depois segure CTRL e clique no CANAL que foi dupicado, depois é so seguir o 9º passo em diante... Aí galera comigo funciona sempre, espero que tenham sucesso também. VALEU!!!!

Maurício J. Fávaro
Maurício J. Fávaro

Ola leitores como estao?
Primeiramente me desculpe a ausencia mas estive essa semana na Adobe - Brasil em SP dando uma força pro Juliano da Woc nos seminarios de Photoshop CS, Ellements e Album e acabei nao conectando mais.
Outra coisa , agradeco muito a todos que deram ou tentaram ajudar outros leitores que nao conseguiram exito.
Bom hj estarei alterando a coluna mas o lance MOR que faltou é assim:

"9º passo: Clique sobre o canal RGB E pressione "CTRL" sobre o canal duplicado e retorne à paleta de layers (camadas). Com a ferramenta MOVE TOOL ( V )

Arraste sua seleção mantendo CTRL pressionado para outra imagem."

Realmente nosso amigo PauloVitor sacou uma parte do q esqueci de colocar em minha materia ( obrigado paulo)

Mas outros leitores me mandaram email diznedo q mesmo assim nao rolava e pq?
pq nao estavam usando a ferramenta "MOVE TOOL"

pronto agora acho q todos iram conseguir
abraço a todos e fiquem com Deus.

Sandro MArcelo
Sandro MArcelo

E ai Fabio, naum obtive bons resultados com essa dica de recortar cabelo.Sou usuario de photoshop faz um tempão, e vira e mexe, me vejo com dificuldades.Existe algo mais eficaz em relaçao a recortar cabelos???

Cleomar Antonio
Cleomar Antonio

Não consegui arrastar a imagem sem o fundo para a outra imagem, mesmo com a revisão do 9º passo, se possível detalhe mais essa matéria pois ela é muito importante

Rodrigo R. Mammano
Rodrigo R. Mammano

Fábio, agradeço o esclarecimento do 9o passo. Também fiquei na dúvida ao tentar fazê-lo. Agora, uma dúvida sobre o 14o passo: é a ferramenta brush que tenho que usar, mesmo? Quanto mais a uso, mais bordas aparecem. Usei a ferramenta eraser e, aí sim, as bordas começaram a desaparecer. O resultado foi gratificante, pra quem trabalha com tratamento de fotos, como eu! Um grande abraço!

Arnon Cruz
Arnon Cruz

Boa tade Fábio,
me chamo Arnon e começei a acompanhar sua coluna,
primeiramente quero lhe parabenizar, é ótima,
Fábio sou arte-finalista e trabalho com Photoshop,
em uma de suas materias "CABELOS REBELDES", que me é muito últil,
tive alguma dificuldade mas já consegui resolver e acho que outros
ainda tem a mesma dificuldade.
É a seguinte:
na 9ª parte em que você diz: ... e retorne à paleta de layers (camadas). Com a ferramenta MOVE TOOL ( V ) Arraste sua seleção mantendo CTRL pressionado para outra imagem."
quando você arrasta a imagem da paleta de camada para outra imagem, ela copia por completo, ou seja, com fundo.
Na verdade você deve clicar na própria imagem e arrastar para outra imagam.
Não sei se estou correto ao deferenciar paleta de camada da imagem.
Se estiver correto, por favor, faça esta resalva para seus leitores.

Um abraço

Arnon Cruz

Lucélio Dias de Azevedo
Lucélio Dias de Azevedo

Caro Fábio
Tenho 62 anos e estou tentando sozinha aprender um pouco de Photoshop para me distrair, retocar fotos de netos, essas coisas. Não tinha conseguido fazer os ¨cabelos rebeldes¨, mas com a dica do RGB eu consegui. Você não pode imaginar a alegria que deu a esta coroa atrevida que nunca estudou nada disto e está conseguindo fazer misérias. Um abraço Cecília

Miguel Petramali
Miguel Petramali

Oi, eu gostaria de pedir uma ajuda porque eu empaquei no nono passo, eu faço o que dizendo e movo a imagem pra outro fundo mais não fica do jeito que continua no tutorial tem que fazer mais alguma coisa que eu não sei o que é, se alguém puder me ajudar eu agradeço.

Douglas Sena Simões
Douglas Sena Simões

Olá Fábio.
Tenho algumas dúvidas.

A primeira é que tenho o PHOTOSHOP 7.0 (Em português), assim tenho dificuldade em traduzir algumas ferramentas que você descreve em inglês.

A segunda é uma dica, dar uma video-aula sobre esta matéria, pois penso que ela é bem construtiva.

Espero respostas.

Muito obrigado.

Marcos Cesar Marinho
Marcos Cesar Marinho

Bom primeiro queria parabeniza-lo pelo excelente tabalho q tem feito e segundo eu empaquei no 9ºpasso, no momento q eu passo a foto para outro plano de fundo, ela vem sem cor...me ajuda por favor! mauricio_mn2@hotmail.com
Valew!!

marcelo
marcelo

Estou com o mesmo problema do passo 9, talvez esteja faltando algo.
Acho ótima a idéia de ter um recorte perfeito de cabelo, porque é muito dífícil conseguir...
Valeu! Obrigada pela atenção
Beijos

Raimundo Nonato de Melo Sousa
Raimundo Nonato de Melo Sousa

a partir do passo 9 ta bem confuso
explica melhor por favor?
brigado

Fernando
Fernando

meu nome eh danielly tenho 12 anos eu gostaria q vc explicase o passo 9 esta muito confuso a imagem continua branca e vai toda preta!!!!
grata!!!

Fabiana
Fabiana

Como todos os outros, estou com problemas a partir do passo 9.

Junior Barreto
Junior Barreto

de novo! é melhor utilizar a ferramenta borracha de Background utilizando de 20% de tolerancia com sampling em once e limits em descontinuous!

Maurício J. Fávaro
Maurício J. Fávaro

denovo digo eu Junior

LEIA antes de escrever

eu reescrevi novamente a materia de uma maneira mais facil
e compreendo que quando se trabalha com imagens que nao sao chamadas eu prefiro utilizar canais ao invez da borracha

abraço

Vinicius Ramos
Vinicius Ramos

Fábio..
Assim como a Fabiana, também estou me complicando, INCLUSIVE no passo 9 (não entendi nada sobre o CTRL e qd fui fazer naum deu certo)..
Você poderia ser mais claro?

Obrigada! ;)

Elber Bastos de Oliveira
Elber Bastos de Oliveira

eu estava trabalhando com suas instruções para mudar o fundo da imagem pegando por base a materia cabelos rebeldes, estava indo tudo certa até que no passo de número 9 não mais consegui, quando transfiro a imagem ela sai com a camada normal e não como mostra na sua já sem fundo. Quero saber o que devo fazer.

MaRy
MaRy

Tb naum consigo paxa da part 9!!!!

AAIIXXX

Jah to indoidanduu!!!! =/

HIHSIhsuiH

Thalles Pereira de Andrade
Thalles Pereira de Andrade

É o seguinte, na hora de tirar as rebarbas fica o quadro ao redor aí tem de usar a ferramenta borracha, mas tem que fazer por camadas, a camada 1 e a duplicada separada. Ta certo isso??????

Mauro vilela
Mauro vilela

Quando chego no 9 passo a foto está parte interna está toda branca ea externa preta, mas seguro o ctrl e arrasto para outro fundo e te la acaba ficando toda preta o q eu devo fazer, desde já obrigado e aguardo retorno

Fabio Lody
Fabio Lody

amigoss deem uma olhada na materia

http://www.imasters.com.br/artigo.php?cn=2713&cc=32&PHPSESSID=bd9f29e799624927c524bc38ba9546f9

pois fiz para esclarecer duvidas e corrigir qualquer erro

Qualquer problema me escrevam um email

abraço e obrigado

fiquem com Deus

Fabio Lody

MAURICIO LEONARDO
MAURICIO LEONARDO

caro colega preciso muito fazer esse trabalho, so que a partir do passo 9 nao tive sucesso, na hora de passar a foto da modelo par outra imagem, podes me ajudar

andreia
andreia

Ai, parei no passo 5º!alguem me ajuda???????

Thalles_Filth
Thalles_Filth

deslpe por t encher o saco denovo.....mas...eu ñ consigo passar do 8º passo...pois ñ sei oque é akele...dodge tool...e ñ encontrei a tradução certa pelo google por favor me diga oque é.....meu photoshop é em português....abraços obrigado

mari lopes
mari lopes

mari lopes
mari lopes

Caro Fábio

Até o passo 8 foi tudo perfeito. Depois, a impressão que dá é que estão faltando pelo menos "uns 4 passos" antes do 9! Impossível continuar! E o pior é que a vontade de saber é grande! Tem como explicar de outra forma?

Karen Rodrigues
Karen Rodrigues

Fabio, conforme muitos disseram aqui, após o passo 8 fica um pouco complicado de entender, não teria uma outra forma de explicar??
E parabens pelas suas matérias...

Thiago Zimmermann
Thiago Zimmermann

AGUEM SABE tdu issu em PORTUGUES????

Alexandre Pinto
Alexandre Pinto

Mas nao conseguir continuar quando pede para arrastar o foto, ai a opção de mudar para luminosidade esta desabilitada. O que posso fazer para resolver isso?
Depois resolvir selecionar a imagem e colar no outro fundo, mas ainda não dá certo.

vinicius costa
vinicius costa

no 9° passo,com o "CTRL" pressionado, clique na copia do "canal" verde(você estará SELECIONANDO o contorno do rosto da modelo),ative novamente a camada da foto e, pressionando o ctrl novamente, clique dentro da imagem da modelo e arraste-a até uma outra imagem q servirá de background(fundo).Dai em diante nao vejo outros problemas

espero que consiguam.

lucia nascimento
lucia nascimento

também naõ consegui!!!

Roger Morgatho
Roger Morgatho

Muito boa a sua materia, apesar de ter consguido so na setima tentativa, mas consegui, você está ajudando muita gente .... abraço

Bruno
Bruno

Realmente o passo novo está confuso... poderia explicar melhor? Também não consegui.
Obrigado.

Qual a sua opinião?

Comentários considerados ofensivos serão moderados.

Parceiros

IBM
PagSeguro
Internet Innovation
Dialhost
HostNet
Tecla
KingHost
DotStore
Dinamize