Olá pessoal. Na sequência desta série, vamos criar o RSS para os comentários referente às fotos, possibilitando que os usuários tenham um acompanhamento dos mesmos.
Em novembro de 2005, criei uma extensão para o Dreamweaver chamada: PlugXML RSS Creator, que tem o objetivo de gerar RSS de forma simples e fácil com o Dreamweaver. E no mesmo período, escrevi uma coluna intitulada como: Feed RSS com o Dreamweaver, através da extensão PlugXML RSS Creator. Sugiro que leiam o artigo para conhecer o funcionamento da extensão.
Download da extensão PlugXML RSS Creator.
Vamos utilizar a referida extensão para criarmos o RSS dos comentários e depois faremos as devidas modificações no código gerado por ela.
Para iniciarmos, crie uma página em PHP como o seguinte nome: rss-comentarios.php (ou algum outro que achar melhor); delete o código HTML padrão que aparece ao criarmos uma página no Dreamweaver e assista ao vídeo com a configuração da extensão.
Agora, iremos alterar o código gerado.
Primeiramente, observe a instrução SQL que seleciona os dados no banco de dados:
$rsRSS = "SELECT * FROM fotos_comentarios";
Vamos deixá-la da seguinte forma:
$rsRSS = "SELECT * FROM fotos_comentarios INNER JOIN fotos ON fotos_comentarios.com_id_foto = fotos.foto_id WHERE fotos_comentarios.com_id_foto = '$foto_id'";
Bom, vamos compreender a alteração. Unimos a tabela fotos_comentarios com a tabela fotos através do INNER JOIN, informando que o campo com_id_foto da tabela fotos_comentarios será igual ao valor do campo foto_id da tabela fotos. E o campo com_id_foto precisa ser igual ao valor da variável $foto_id, ou seja, será extraído somente os comentários de uma determinada foto, onde essa determinada foto será informada na variável foto_id.
Veja a referida variável: $foto_id = $_GET['foto_id'];
Observe a imagem com as modificações:

Agora, observe a linha 35 (em meu caso):
$item_title = mysql_result($exe_rsRSS,$i,"com_autor");
Nela, temos a variável que compôe o title do item no RSS. Então, estamos exibindo apenas o nome do autor que realizou o comentário, para isto ficar melhor, ou mais completo, vamos fazer algumas alterações. Veja:
$item_title = mysql_result($exe_rsRSS,$i,"com_autor"); //
Manteve o padrão.
$foto = mysql_result($exe_rsRSS,$i,"foto_titulo"); //
Acréscimo
$item_title = "Comentário do(a) " .
$item_title . " sobre a foto: " . $foto ; //
Alteração da variável $item_title.
A variável $foto, extrai do banco de dados o título da foto. Posteriormente, alteramos a variável $item_title para dizermos o seguinte:
Comentário do(a) Nome do autor sobre a foto Titulo da foto.
Observe a imagem do códifo fonte com as alterações:
![]()
Agora, observe a linha 38 (em meu caso):
$ID = mysql_result($exe_rsRSS,$i,"com_id");
Deixe-a assim:
$ID = mysql_result($exe_rsRSS,$i,"com_id_foto");
Desta forma, o valor do parâmetro da URL, foto_id, terá o valor do id da foto e não do comentário.
Observe este link:
$item_link = "http://www.imasters.com.br/fotos.php?foto_id=$ID"; //Linha 39
Você deve configurar este link de acordo com os dados do seu site, ou seja, domínio e localização da página respectivo a ele.
Bom, nossa página que cria o RSS para aos comentários referete a alguma foto está pronta. Agora, precisamos apenas criar um link que aponte para essa página da seguinte forma:
Abra a página index.php e anteriormente ao loop que exibie os comentários, inseria um link da seguinte forma:
<p><a href="rss-comentarios.php?foto_id=<?php echo $row_rsComentarios['com_id_foto']; ?>">RSS dos comentários</a></p>
Faça o download das páginas que trabalhos neste artigo:
index.php e rss-comentarios.php
Ufa, finalizamos. Espero que tenham gostado. Um abraço e até o próximo.












7 Comentários
Qual a sua opinião?