Login:

iMasters | Por uma internet mais criativa e dinâmica

Feeds

Soft. Livre

Feed da seção Soft. Livre

Newsletter de Soft. Livre


Segunda-feira, 11/04/2005 - 12:24 - Por Redação iMasters
Seções relacionadas:

Microsoft contra os softwares open source

Fonte: Redação ITWeb

A Microsoft parece estar ficando magoada ao ver corporações - e até mesmo países, como o Brasil - escolherem o Linux como sistema operacional e se declarando zonas livres da Microsoft.

Está sendo suficiente para a gigante se sentir, digamos, mal-amada pelo resto do mundo. "Sim, às vezes nos sentimos assim", afirmou o executivo da companhia Martin Taylor.

Taylor, que antes atuava como "chefe de staff" para o CEO Steve Ballmer, agora age como um embaixador da companhia. Ele trabalha diplomaticamente para convencer corporações e governos a darem à Microsoft uma outra chance. Armado com fatos, estudos independentes e a arte da persuasão, Taylor está trabalhando para conter a "emoção e religião" dos seguidores dos padrões abertos. "Sei que precisamos progredir na construção da nossa imagem e na satisfação dos clientes. Estou começando a perceber que esse é o caminho", finalizou.

11 comentários publicados

  • 1. Microsoft contra os softwares open source

    Quarta-feira, 13/04/2005, por Karina Emi Suzuki

    Prezado(s) Senhor(es)

    Ao ler o artigo sobre este assunto, percebo que mesmo havendo a preocupaçãos da Microsoft em não perder mercado para open source, o que ela tem feito com os seus produtos que são de otima qualidade para conter a "emoção e religião" dos seguidores deste padrões? Cada lançamento de seus produtos, temos mais uma enchurradas de preços exorbitantes para as corporaçoes e até para usuários finais dos produtos.

    Países como o Brasil, que estão submergindo no mundo digital muitas vezes não são capazes de bancar os valores abusivos dessas "gigantes de tecnoligas" e devem procurar alternativas como essas, desta forma quem sabe, ao invés de se sentir magoada, estas tomem uma posição em desenvolver produtos alternativos como os open source.

    André Elias de Araújo
    Consultor ERP
    AV SYSTEM

    Responder comentário
  • 2. Snif

    Quinta-feira, 14/04/2005, por Fillpe

    Ratificando ao colega. O Brasil emerge no mundo digital e não sub merge, submergir é descer as grande profundesas do abismo. De qualquer forma me parece que o Brasil estar submergindo mesmo. O Brasl esta entrando num caminho duvidoso e sombrio, não que eu seja contra o open source, e sim contra ao Linux, eu acho que as pessoas deveriam pensar a respeito com mais responsabilidade. Os sistemas open-source é totalmente diferente do Linux, uma coisa não tem nada a ver com a outra, as pessoas associam o padrão aberto com o Linux, falar de padrão aberto não simplismente dizer, eu sou Linux e sim ter em mente, que se deve envolver não só o Linux como um tipo de software aberto e sim envolver todos ou qualquer sistema open-source. Devido a esse problema as pessoas estão se tornando mulas com cabrecho , onde quem não seguir o Linux, essa pessoa vai "morrer" a "pauladas" ou "chicotadas", e não é bem assim. Temos que pensar num jeito de fazer com que os sistemas sejam produzidos, com base em normas internacionais, onde nenhuma empresa possa infrigir uma lei especifica seja ela , com relação a qualidade e preço, e não abolir um e deixar o outro. "Pensamos", imagine se a umas das empresas acaba-sem, a outra que fica-se ia se tornar um monopólio instantaneamente e não teria concorrencia, seriamos obrigados a utilizar os produtos da mesma pro resto de nossas vidas , até que apareca uma empresa que acaba-se com esse monópolio. "Pense nisso", seria um efeito "circulo".

    Responder comentário
  • 3. Microsoft contra os softwares open source

    Quinta-feira, 14/04/2005, por Victor Bonalume

    Engraçado a Microsoft começar a perceber que os usuários de pc's queiram estar satisfeitos
    com os programas que utilizam somente agora!
    Há anos que a grande maioria dos usuários, corporativos ou não, queixa-se da vulnerabilidade e dos altos preços de seus produtos sem ser ouvida. Tudo que recebemos em resposta foi um silêncio desdenhoso, pra dizer pouco.
    A comunidade open-source começa a incomodar, realmente, a gigante-cega.
    Eu não gosto de advertir ou repreender outra pessoa em fóruns ou comentários, como aqui, mas quero dizer ao Willian Silva para não se expor dessa maneira. Caro Willian, open-souce em tradução literal quer dizer fonte-aberta, numa tradução menos literal código-fonte aberto. E as distribuições Linux são exatamente isso. O Linux não é uma empresa, é um Sistema Operacional regido pelas normas Open Source Initiative (OSI). Você pode dar uma olhada no site: http://www.opensource.org . Várias empresas desenvolvem seus sistemas operacionais baseados no Linux, são as chamadas Distribuições, entre as mais conhecidas estão: Mandrake, Suse, Debian, Red Hat e as brasileiras Conectiva e Kurumin. Há muitas outras tão fortes quanto as que citei, mas o principal é que qualquer pessoa pode fazer sua própria distribuição Linux, exatamente pelo código fonte ser aberto, isso quer dizer que você pode alterar o SO pra que ele fique do seu jeito, atenda às suas necessidades. Outra coisa: ninguém é forçado a usar Linux, nem é tachado por isso. Todos somos livres pra escolher o que melhor nos convém, até a Microsoft.

    Responder comentário
  • 4. "Procure olhar seus erros antes de criticar o dos outros"

    Quinta-feira, 14/04/2005, por Frederico Borges

    Meu caro Willian Silva,
    antes de ratificar o erro de alguém você deveria olhar primeiro para os seus próprios erros de Portugês.
    OBS: FALAR BONITO, NÃO É FALAR ERRADO.
    "acaba-sem, a outra que fica-se ia se tornar um monopólio instantaneamente" "uma empresa que acaba-se com esse monópolio"

    Responder comentário
  • 5. Sujo falando do mal lavado

    Sábado, 16/04/2005, por Rhayssa

    E você Frederico, ao falar dos erros dos outros, não cometa os mesmos erros.

    "...próprios erros de Portugês"

    Portugês?? Nem vou comentar.

    Quanto ao texto da notícia, concordo plenamente com o amigo quando diz que as pessoas acham que open-source é o mesmo que linux.

    Linux é só mais um sistema desenvolvido no paradigma open-source e usar Linux não significa ser adepto ao open-source e vice-versa.

    Se eu fosse um dos diretores da Microsoft, passaria a dificultar as coisas para o governo brasileiro só por causa dessa decisão idiota.

    Responder comentário
  • 6. o roto falando do ragaso!

    Sábado, 16/04/2005, por Aurimar Aparecido da Silva

    Amigo Juliano, Só uma opinião vinda da cominudade Debian-BR, Esperamos e muitooooo que a M$ dificulte as coisas para o governo Brasileiro e todos os outros governos que usam SL. Assim eles darão um tiro no próprio pé. E quanto aos erros de PT do nosso amigo Frederico. Se gostassemos de PT ou PT-BR como quiser não trabalhariamos com inf. seriamos professores de PT ou secretarias sei lá coisas assim não menos importantes mas não tão nescessarias no mercado de TI.

    Responder comentário
  • 7. MEU DEUS AI Q DÓ DA MICRO$OFT

    Sábado, 16/04/2005, por Marcio dalago

    HEHEH, DISCUTINDO A RELAÇÃO CUSTO BENIFICIO A MICROSOFT DEIXAS OS USUARIOS MUITO BURROS LIMITANDO A INFORMATICA COMPAREM UM USUARIO DE LINUX COM UM MANIPULADO DA MICROSOFT, SEM FALAR NO SEU CUSTO NÉ AGORA EM VALORES PREFIRO NÃO PAGAR OU ATÉ MESMO O LINUX DO QUE RUINDOWS... SOBRE OS ERROS DE PORTUGUES, AQUI SÃO 'COMENTS' E NÃO SALA DE AULA, TEM UNS TUTOS DE GRAMATICAS BONS NO LINUX SENDO QUE NO RUINDOWS VC VAI ENCONTRAR O B A BA

    Responder comentário
  • 8. Plataforma

    Terça-feira, 19/04/2005, por Anderson Gosselen

    Afinal, por acaso LINUX é PLATAFORMA ? Não tem padrão, cada empresa que se vai tem uma compilação diferente. Cada um pega o que quer e na hora de por a empresa para funcionar ? Por exemplo, tenho um usário aqui que quer usar a impressora da secretária lá do NEPAL, como se faz isso em LINUX ? Como juntar redes de duas empresas que se fundiram ? Não estou falando de Redes de 1 andar ou dois, estou falando de corporações. O que não se gasta na aquisição do Software acaba gastando com suporte técnico, que em LINUX é ruim, ninguém sabe o que pode encontrar na compilação da empresa que vai visitar.

    Responder comentário
  • 9. Questão de Ponto de Vista.

    Quarta-feira, 20/04/2005, por mansour Dorgam Neto

    Caros colegas, não adiante ficar discutindo que o Linux é melhor que o Windows, que o custo benefício de um compença a falta de suporte do outro e coisas do tipo ! O fato é : Com bons profissionais qualquer empresa consegue bons resultados usando qualquer das plataformas, porém com maus profissionais o insucesso é inevitável tanto em uma como em outra. Sou partidário que não podemos olhar sob a ótica de qual plataforma é melhor, mas sim sob a ótica de quem esta por tras da minha equipe de TI. Acho que isso é o que realmente conta. Abraços.

    Responder comentário
  • 10. MS x Software Livre

    Quinta-feira, 21/04/2005, por Claudio Taves Jr

    Imagine poder conectar via browser (qualquer browser) o sistema da sua empresa e trabalhar on-line sem depender de servirdores locais da MS ou de outra empresa, Ter suporte para o sistema que você escolheu incluído no pacote de serviços, e ainda desenvolvimento customizado para suas necessidades. Imagine não saber sequer em que linguagem foi desenvolvido o seu sistema pois você é apenas o usuário final e apenas vê os resultados em tela. A não dependência de um único sistema operacional ou linguagem é a grande vantagem que você pode ter. Ligue seu micro e acesse somente a WEB. O que roda em seu micro para acessar a Web pode ser Open Source ou não. Desde que você não pague nada pelo sistema operacional e apenas pelo sistema que você encomendou e que é o seu business o resultado obtido é informação de qualidade em toda sua empresa. Claudio Taves é sócio diretor da CMSP www.cmspltda.com.br

    Responder comentário
  • 11. Quem sabe faz ao vivo.

    Segunda-feira, 25/04/2005, por Diego Cruz

    Amados, eu concordo piamente em parte com o que foi dito pelos amigos Julio cesar e Robson, mas como disse, em partes. Realmente se não tivermos uma boa equipe, qualquer sistema não dara a produtividade almejada, agora quanto a questionar-se as vantagens do Linux quanto ao Windows, bem... podemos dizer que é de certo modo loucura., afinal sabemos que um sistema aberto é totalmente editavel e pode ser melhorado e moldado segundo a necessidade de cada empresa, quanto a questão de suporte, fica até bom de certo modo a corporação contrartar um proffisional especifico para dar susporte ao sistema... é isso ai amados, vamos gerar empregos.

    Responder comentário

Poste um comentário


Os textos publicados neste espaço são de responsabilidade única de seus autores (colunistas e leitores) e podem não expressar necessariamente a opinião do iMasters.


2001 - iMasters FFPA Informática Ltda - Todos os direitos reservados.